quinta-feira, junho 22, 2006

TELA ABERTA


Quando tento escrever alguma coisa, sempre me enrosco no difícil começo...e penso: - Ah! É a tela do computador....que coisa mais árida e inibidora é a tela em branco do editor de textos...

Os escritores de antes eram mais felizes....papel e canetas tinteiro.....ou papel e boas e velhas máquinas de escrever....daquelas que emperram em determinadas letras, com defeitos nas fitas, rebobináveis a dedo mesmo !!!!

Como seriam textos e poesias de escritores do século passado, por exemplo, se eles tivessem na sua frente uma tela de computador, com um editor de textos aberto ?

E hoje, quando me proponho a escrever algo especial, uma meta-crônica ou conto....algo de que eu possa me orgulhar, falta-me a inspiração de uma caneta tinteiro, ambiente noir, goles de conhaques ou similares, um som de música distante, atmosfera propícia para falar de coisas realmente importantes...Ah! Sim....a tela continua aí !!! Branca, intocada....e não pode sequer ser amassada e jogada no lixo do quarto.

Sobre o que vai ser o texto mesmo ? Que texto ? O meta-texto, se possível metafísico...Meu Deus, e como se começa um treco destes ? Vai ser poema ? Rimado ? Crônica ? Conto ?

Ah...se eu tivesse uma única frase de impacto já bastaria...o texto fluiria. Meus amigos notariam e comentariam: - Puxa, que talento ! De onde vem essa coisa em pulsos que eu sinto quando leio algo seu ? Como você consegue retirar tanto das palavras, se elas são apenas palavras e....bem....se você escreve sentado à frente de uma tela aberta de um editor de textos ?

O tempo vai passando e a frase não vem...a pressão aumenta para entregar o texto pronto...e nada....Será que sou um farsante ? Ou será que meus amigos sentem a mesma dificuldade com o difícil começo ?

Mas, afinal, quem foi mesmo que disse que eu levo jeito para isso ?

Eu queria só ter e fazer amigos, partilhar idéias, compreender o mundo, não necessariamente escrever ! Escrever é veículo, não é fim em si mesmo ! Nossa, essa frase pareceu boa....mas pareceu tão familiar que já devem ter dito isso umas quinhentas mil vezes !!!

Esse texto tem que estar pronto hoje....agora....aliás, há 1 hora !

E por que não consigo ? Justo hoje ?

O texto é nosso até ser lido...isso eu já sei. E por que penso tanto em quem vai ler, se ainda não é de ninguém ?

Será que vale a pena essa angústia, dia após dia ? Preciso voltar à análise, e perceber que meu grau de exigência e perfeccionismo faz de mim um autômato, um ser movido a obrigações....

Escrever é um ato de amor !? Balela...é meu ganha pão! Ah se eu tivesse enveredado por esses futuros alternativos que nos são oferecidos nos “nós” do nosso destino !!!!

Arquiteto, jogador de futebol ou simplesmente morador de uma comunidade alternativa, tirando do chão o sustento do hoje ! Qual teria sido ???

O raio do editor de texto aberto e ....nada !

Chega !!! Está decidido. Vou parar de escrever....de uma vez por todas, chega!!!

E ele realmente parou. No dia seguinte, Gabriel Miranda pediu demissão na Revista Faces onde trabalhava e parou, definitivamente, de escrever. Mudou-se para Alto Paraíso. Teve um filho, a quem deu o nome de Meteoro (“não era esperado, mas todos se encantam com ele”)...e acha graça quando lhe dizem que seu Blog ainda está no ar....passado tanto tempo ! Não escreve mais....mas poderia escrever um livro, se quisesse. Todas as noites passa horas olhando o céu....e lhe vêm à mente poesias, contos, crônicas, dramaturgia...e ele tem certeza de que está mais perto de saber o que está fazendo por aqui e para onde vai tudo isso ! E não sente falta do editor de textos, ou da tela árida do computador....

Daniel Bykoff, co-editor desse Blog, não tem muitas coisas em comum com Gabriel Miranda...mas entre elas certamente estão os “difíceis começos”....Ah! E adora uma reversão de expectativas !!!

terça-feira, junho 13, 2006

BEM AMIGOS....


Bem amigos da Rede Globo.... tenho que me render às evidências: o país parou....a Copa do Mundo está sendo disputada na Alemanha, mas seus reflexos são sentidos em toda parte.

Ópio do povo, mola mestra do consumismo verde-amarelo, panacéia para nossas mazelas....não vou abordar a Copa sob esse ponto de vista (inclusive porque o Jaime quase que exauriu a matéria).

Queria ser um cronista bem humorado (ainda que me falte natural talento para isso), para encontrar nessa Copa um outro ângulo, talvez mais humano, mais prosaico ou até mais real.

Um visitante desavisado, nem vai notar o grande esforço que os alemães estão empreendendo para mostrar que não são beligerantes, não são xenófobos, e que, em verdade, são os “alemãesinhos paz e amor” (nenhuma alusão ao bordão Lulinha Paz e Amor muito em voga por essas plagas). Eles querem mostrar para o mundo que querem fazer amigos. Tomara que isso COLE neles mesmo, e que seu esforço não termine na LAMA.

Por isso mesmo, eles aboliram qualquer referência aos campos de treinamento nas concentrações (que poderia gerar uma referência resumida a campos das concentrações). Longe disso, eles querem passar para o Mundo a idéia de que NESTA copa, vige o slogan dos 4 de Liverpool...All you need is LOVE. Mas será que isso BASTA ?

Claro que não! Nessa VILLA globalizada em que se transformou o Mundo, REINA a máxima da competência técnica e profissionalismo. E nisso, apesar dessa BABEL além dos MARES, às vezes calmo, às vezes CRESPO, os alemães provaram que são bons.

Conseguiram, até agora , conter os hooligans. Apesar de muito BUFON por parte dessa torcida insana, os alemães conseguiram impedir que esses bêbados arruaceiros arrumassem SRNA para se coçar !!! Lugar de bêbado é na enfermaria dos hospitais, devidamente conectados a um litro de SORIN com PLASIL. DOI um pouco, mas é um santo remédio. E se o sujeito, mesmo após se recuperar do porre continuar BRAVO, a polícia alemã tem métodos de persuasão que fazem o cara enfiar a SAVIOLA no CUFRÉ e voltar para casa.

Quanto aos jogos...nenhum comentário relevante, mas somente aspectos normais da partida.

Destaque para o SIMON, nosso árbitro tupiniquim: GANA foi literalmente HURTADO por sua atuação desastrosa. Por conta disso, tenho certeza de que ele não apitará mais nenhum jogo porque ele saiu devidamente TORRADO desse jogo, ainda que esse assunto ainda não tenha saído de dentro das PAREDES da FIFA. Aliás, já faz tempo que não sai nada de bom de dentro do PALÁCIO onde reina Joseph Blatter !!! Dizem as más línguas que ele não se reelege, porque o dele já está devidamente GUARDADO !!!

Enfim, quanto à qualidade técnica das seleções, o que mais se viu por aí foi jogador GROSSO, desses mesmo que não têm a mínima vocação para jogar futebol e só querem saber de descer a BUTINA. Deviam seguir suas verdadeiras vocações, sei lá, jogar PINPONG, ser FREI, ou simplesmente PODOLSKI, para cuidar das unhas encravadas de seus companheiros.

Enfim, jogador de futebol é igual no mundo inteiro. Quando as câmeras de televisão dão um KLOSE no cara, o que se vê mesmo são jogadores com BOCANEGRA....A leitura labial nos permite decifrar esse palavreado SALGADO....vai tomar COCU pra lá....PORRAS pra cá. Aliás, foi sensacional ter assistido o ABALO do Galvão Bueno na narração do jogo da Costa Rica, quando timidamente narrava as defesas do goleiro. “Afasta Poras” .....quando o nome do cara tem dois RRs.

Já fazia tempo que ele merecia uma saia justa dessa...uma verdadeira PAULETA na sua cabeça, que KALOU o símbolo máximo da mediocridade nas transmissões de TV.

Chega de comentários....quase não falei de futebol e já perdi o PETIT....não vou mais jantar...talvez só comer FIGO ..... bem MADURO, com uma taça de vinho, para comemorar, ou até com WANCHOPE mesmo.

Daniel Bykoff – Co-editor deste Blog, nas horas vagas comentarista esportivo.

PS – Todos os nomes em caixa alta são de jogadores que disputam essa Copa do Mundo. Por incrível que pareça.....só não consegui inserir o BOA MORTE (acabei de conseguir!).

quinta-feira, junho 08, 2006

REFLEXÕES DE UM BRASILEIRO MÉDIO


Oba! Finalmente, a Copa do Mundo chegou! Aquele clima, aquela emoção, aquela camisa verde-amarela que vive guardada lá no fundo da gaveta, aquela bandeira já desbotada...não,não, melhor comprar outra. Qualquer camelô aí vende uma por 5 paus. Já que vou comprar uma bandeira nova, que tal uma camisa nova também? Afinal aquela da Copa de 2002 com o nome do “Ronaldo” estampada nas costas já era. O negócio é descolar uma com o nome do “Ronaldinho Gaúcho” estampada. Aí sim, estou prontinho para torcer! Êêê Brasil!

Mas...puxa, nessa televisão de apenas 29 polegadas? Acho melhor comprar a sensação do momento: TV Plasma, se bem que nem imagino o que seja este tal plasma... tentei mandar uma mensagem de texto pro Faustão, mas não consegui. Droga. Mas não tem problema: Vi uma TV Plasma em promoção naquela loja: Apenas 12 vezes de uns mil reais sem juros no cartão! Sim, tá legal! Posso abrir um crediário também...enfim, vou comprar essa TV Plasma! E aí estarei prontinho para torcer pelo Brasil na Copa! Aí é só descolar a cerveja ( Drahma, é claro! A marca do fenômeno! E só tomo Drahma!), convidar os amigos, um sambinha antes e depois das partidas...ah, Domingo o jogo é ao meio-dia, parece! Churrasco! Boa! Acho que vou chamar os vizinhos, também...vão morrer de inveja da minha TV Plasma!

Por falar em vizinhos...essa rua tá pouco decorada...não,não! Vou chamar os vizinhos, todo mundo tem que contribuir para melhorar o aspecto da rua! Vamos fazer mais fitinhas, vamos comprar mais tinta, vou chamar o filho daquele enjoado do mercado para fazer uns desenhos na rua...ele desenha direitinho o Bob Esponja! E fazer uma grande bandeira na rua! A maior do bairro! Vai gastar um pouco mais de tinta, mas e daí? Nessas horas temos que ter união, espírito cívico e coletivo! E a rua de cima ta mais bonita que a nossa! Temos que ganhar deles, fazer uma decoração pra matar eles de inveja! Todo mundo que passar por aqui vai admirar nossa rua! E todo mundo que tem ajudar! Só conseguimos o que queremos com união! Sozinhos não conseguiremos nada e é nessas horas que temos que deixar o egoísmo de lado! Então, é por aí: fechar a rua e pintar ela toda! Mas...é mesmo, essa rua passa ônibus. Ah, eles podem desviar, tem a outra rua que dá acesso à avenida. Dá uma volta maior, mas e daí? Tudo pela pátria!

Puta merda, invadiram o congresso! Essa cambada ligada ao PT! Que bando de arruaceiros! Olhaí...Ronaldo Caiado disse que tem pôr ordem! Gostei! Esse aí sabe das coisas! Outro dia li na VEJA que ele é líder da bancada dos ruralistas e defende as terras de quem produz para o Brasil! Ta certo! Tem é que botar esse MST na cadeia! Tudo terrorista! Olha só essas imagens...bando de animais! Tinha que dar tiro em todo mundo! Li na ÉPOCA os métodos que esse povo usa para invadir terra...deve ser igualzinho a isso aí! Um atentado à democracia, como disse o Jabor! Gosto do Jabor! Mal posso esperar pela crônica do Mainardi na VEJA. Gosto dele também. É disso que o Brasil precisa: de gente séria, com nível superior no poder, e não esse analfabeto do Lula, que nunca trabalhou na vida, vagabundo! Isso aí tudo é culpa dele, do mensalão, ninguém é preso nesse país.É uma vergonha isso tudo! Ah, fico tão nervoso que dá até vontade de ir ao banheiro ( ALGUM TEMPO DEPOIS, OUVE-SE O SOM DE DESCARGA). Ah, as notícias da Copa! E as bolhas do Ronaldo? Será que melhoraram? Tomara que sim.


Pô, legal esse comercial da Porca-Cola. Bacana mesmo! Li na VEJA que a publicidade brasileira está entre as melhores do mundo! E é mesmo! E tem gente que acha que não! Estão querendo ver aí um código de ética na propaganda de TV...tipo, algumas frases que induziriam as pessoas a comprar produtos...principalmente crianças. Que bobagem! Compra quem quer! Não acredito que a propaganda tenha esse poder! É só ter controle e não comprar tudo o que vê por aí! Ora, é cada uma...
Hmmm...a Chevrolata vai fazer uma promoção pra Copa? Juros de apenas 0.99% ao mês? Troca com troco? É...pensando bem, acho que tá na hora de trocar de carro, mesmo...já tem quase 02 anos que estou com esse...legal, eles ainda dão de brinde um boné e uma camiseta pra torcer pelo Brasil! Acho que vou dar um pulinho na concessionária mais tarde...
DÁ-LHE BRASIL-IL-IL-IL!

F. da Silva, brasileiro, classe média, formado em administração de empresas

Jaime Guimarães, co-editor do Blog, ainda não comprou TV de Plasma, e fica "plasmo" quando ouve certas coisas.

quinta-feira, junho 01, 2006

MAIS UMA VEZ....

Interessante essa resistência que tenho em escrever poesia ... idêntica à que eu tinha em escrever para teatro (tá certo, confesso, fiz teatro amador na juventude e só larguei por um dever auto-imposto de estudar para alguma profissão viável).

A mim soa como se eu tivesse receio em descobrir alguma habilidade adicional e, assim, concluir que escolhi o caminho errado (ainda que eu saiba que nenhum caminho é errado, e que errado é o caminho em que você não está).

Mas quando rompo essas resistências e ouço tantas palavras de carinho e incentivo, como as que ouvi ainda outro dia, parece que a dificuldade em escrever não “ortodoxamente” fica maior ainda. Será que se ouvisse coisas não muito agradáveis minha reação seria diferente ?

Talvez devesse tentar mesmo.....

Essa rápida introdução, na verdade, é um pretexto para tentar novamente...não porque eu precise provar alguma coisa a alguém (a mim próprio...talvez !?). Mas porque a aridez da escrita na minha profissão me obriga a extravasar nos Blogs da vida, quer nas postagens, quer nos comentários que faço aqui e ali nas postagens dos meus amigos.

Meu partner Jaime supõe que eu tenha muitos poemas guardados, catalogados por fases, estilos e tudo mais. Huahauahauahauh !!!! Ledo engano. Não tenho nada escrito, nada guardado. Minto: de toda minha produção literária de outros tempos, tenho somente uma peça teatral infantil (na verdade um musical-infantil-pacifista-ecológico), o aclamado e mundialmente famoso: NÃO APERTA QUE EXPLODE, que é a história de uma bombinha atômica que não quer explodir !

Pois é.....e porque não escrever mais para as crianças, se ali, naquelas cabecinhas, se passa toda a magia do Universo (porque ali tudo é possível) ?

Minha filha tem 3 anos e vive me pedindo para contar histórias ... isso a toda hora (não as clássicas para dormir, etc). Ela quer que eu as invente, e acaba interagindo porque ela própria muda o rumo da história encaixando novos personagens, mudando destinos, inserindo-se na trama, etc....

Sei que cumpro um papel importante ao contar tais histórias para a Rafaela...mas sou eu o maior beneficiário desses momentos, porque ao invés de contar uma história de mentira para um juiz (que é maya-ilusão...nosso mundo dentro da Matrix), conto uma outra de verdade para minha filha (que é vida real).

Perdoem-me os leitores, então, mas esse poema vai para minha filha Rafaela. Os arqueólogos e antropólogos do futuro certamente não conseguirão entender muito dessa civilização se encontrarem minha produção literária ... mas ao menos poderão ter alguma idéia do que realmente importa para esse advogado-blogueiro do ABC paulista. Perdoem se parece piegas ... mas é que amor de pai é piegas mesmo! Lá vai:

Parece que foi assim

a vida inteira:

ser seu pai...

Na minha infância sem sorriso,

na adolescência obstinada,

na juventude perdida,

te vejo sempre e,

por mais que eu tente,

não lembro como era sem você...

Tamanha a dependência

do seu sorriso,

do seu dia....

Sei que digo isso

sempre,

de todas as formas...

mas não tinha dito – ainda –

em versos...

mal escritos,

é verdade....

mas escritos

para dizer -

de outro jeito -

que te amei sempre

e que sempre

estarei por perto...

mesmo quando eu

não estiver mais!

Daniel Bykoff, é co-editor desse Blog e continua cometendo essas insanidades: publicar poemas de qualidade duvidosa.

P.S. O DESENHO MARAVILHOSO DO TOPO É DA MARIANA MASSARANI.