terça-feira, junho 13, 2006

BEM AMIGOS....


Bem amigos da Rede Globo.... tenho que me render às evidências: o país parou....a Copa do Mundo está sendo disputada na Alemanha, mas seus reflexos são sentidos em toda parte.

Ópio do povo, mola mestra do consumismo verde-amarelo, panacéia para nossas mazelas....não vou abordar a Copa sob esse ponto de vista (inclusive porque o Jaime quase que exauriu a matéria).

Queria ser um cronista bem humorado (ainda que me falte natural talento para isso), para encontrar nessa Copa um outro ângulo, talvez mais humano, mais prosaico ou até mais real.

Um visitante desavisado, nem vai notar o grande esforço que os alemães estão empreendendo para mostrar que não são beligerantes, não são xenófobos, e que, em verdade, são os “alemãesinhos paz e amor” (nenhuma alusão ao bordão Lulinha Paz e Amor muito em voga por essas plagas). Eles querem mostrar para o mundo que querem fazer amigos. Tomara que isso COLE neles mesmo, e que seu esforço não termine na LAMA.

Por isso mesmo, eles aboliram qualquer referência aos campos de treinamento nas concentrações (que poderia gerar uma referência resumida a campos das concentrações). Longe disso, eles querem passar para o Mundo a idéia de que NESTA copa, vige o slogan dos 4 de Liverpool...All you need is LOVE. Mas será que isso BASTA ?

Claro que não! Nessa VILLA globalizada em que se transformou o Mundo, REINA a máxima da competência técnica e profissionalismo. E nisso, apesar dessa BABEL além dos MARES, às vezes calmo, às vezes CRESPO, os alemães provaram que são bons.

Conseguiram, até agora , conter os hooligans. Apesar de muito BUFON por parte dessa torcida insana, os alemães conseguiram impedir que esses bêbados arruaceiros arrumassem SRNA para se coçar !!! Lugar de bêbado é na enfermaria dos hospitais, devidamente conectados a um litro de SORIN com PLASIL. DOI um pouco, mas é um santo remédio. E se o sujeito, mesmo após se recuperar do porre continuar BRAVO, a polícia alemã tem métodos de persuasão que fazem o cara enfiar a SAVIOLA no CUFRÉ e voltar para casa.

Quanto aos jogos...nenhum comentário relevante, mas somente aspectos normais da partida.

Destaque para o SIMON, nosso árbitro tupiniquim: GANA foi literalmente HURTADO por sua atuação desastrosa. Por conta disso, tenho certeza de que ele não apitará mais nenhum jogo porque ele saiu devidamente TORRADO desse jogo, ainda que esse assunto ainda não tenha saído de dentro das PAREDES da FIFA. Aliás, já faz tempo que não sai nada de bom de dentro do PALÁCIO onde reina Joseph Blatter !!! Dizem as más línguas que ele não se reelege, porque o dele já está devidamente GUARDADO !!!

Enfim, quanto à qualidade técnica das seleções, o que mais se viu por aí foi jogador GROSSO, desses mesmo que não têm a mínima vocação para jogar futebol e só querem saber de descer a BUTINA. Deviam seguir suas verdadeiras vocações, sei lá, jogar PINPONG, ser FREI, ou simplesmente PODOLSKI, para cuidar das unhas encravadas de seus companheiros.

Enfim, jogador de futebol é igual no mundo inteiro. Quando as câmeras de televisão dão um KLOSE no cara, o que se vê mesmo são jogadores com BOCANEGRA....A leitura labial nos permite decifrar esse palavreado SALGADO....vai tomar COCU pra lá....PORRAS pra cá. Aliás, foi sensacional ter assistido o ABALO do Galvão Bueno na narração do jogo da Costa Rica, quando timidamente narrava as defesas do goleiro. “Afasta Poras” .....quando o nome do cara tem dois RRs.

Já fazia tempo que ele merecia uma saia justa dessa...uma verdadeira PAULETA na sua cabeça, que KALOU o símbolo máximo da mediocridade nas transmissões de TV.

Chega de comentários....quase não falei de futebol e já perdi o PETIT....não vou mais jantar...talvez só comer FIGO ..... bem MADURO, com uma taça de vinho, para comemorar, ou até com WANCHOPE mesmo.

Daniel Bykoff – Co-editor deste Blog, nas horas vagas comentarista esportivo.

PS – Todos os nomes em caixa alta são de jogadores que disputam essa Copa do Mundo. Por incrível que pareça.....só não consegui inserir o BOA MORTE (acabei de conseguir!).