segunda-feira, maio 08, 2006

EDITOR POR UM DIA


Li há pouco que Bono Vox (U2 - Drop the Debt, Jubilee 2000, e outros bichos mais) será editor do Jornal “The Independent” por um dia.

Será uma edição especial destinada a “noticiar” a AIDS na África, e a arrecadar fundos para a entidade por ele fundada para canalizar essa receita para nossos irmão africanos.

Independentemente de gostos musicais, cultos à personalidade, tietagem, marketing pessoal ou qualquer coisa do gênero, não se pode negar a dimensão que Bono Vox assumiu nesse “Mundo Globalizado”.

Outro dia mesmo estava abraçadinho com nossa Katilce....no dia seguinte estava sendo indicado para o Prêmio Nobel da Paz, falou com o Papa, teve sua imagem utilizada por Berlusconi (indevidamente, diga-se)....e agora será Editor.

Ele movimentou todas as editorias para fazer uma Edição Especial com tema específico, mas fico me perguntando o que ele não faria com uma Edição normal e corriqueira de um jornal de grande porte.

Essa pergunta, intuitivamente, me trouxe outra questão: o que eu faria, se tivesse a oportunidade de editar um jornal desse porte e falar para tantas pessoas ?

Qual a chamada de capa ? Qual a matéria de impacto ? O que eu tenho a dizer às pessoas ?

Perguntas difíceis....

Ás vezes somos tomados de assalto por sentimentos tão antagônicos em relação ao que vem por aí....e não somos capazes de responder uma pergunta simples como essa: qual é a manchete do seu jornal ? O que você diria a esse povo que vai lê-lo ?

Essa é a mesma pergunta que me faço ao postar alguma coisa por aqui. Porque o exercício diário de escrever, a vontade de compartilhar, a necessidade de expressar é a mesma, nesse modesto Blog ou na primeira página do The Independent.

O sentido também parece ser o mesmo .... encontrar nossa tribo, encontrar-se em alguém, saber que não estamos sós....

Voltando à editoria, voltando à primeira página, voltando à manchete do meu jornal, não tenho como escapar de outro título e outra matéria que não seja o surrado e batido:
ALL YOU NEED IS LOVE

Prosaico, piegas, cafona, ultrapassado, provinciano, mas tão verdadeiro que chega a chocar !

Pensem a respeito....gostaria de saber qual a manchete dessa edição do The Independent, se fossem editores por um dia.

Daniel Bykoff, co-editor do Massa Crítica, um Blog menor do que o The Independent....pequeno mas muito honesto !!!