terça-feira, novembro 14, 2006

AND THE WINNER IS.....



Recentemente foi divulgado o resultado do International Weblog Awards, organizado pelo Deutsche Welle (www.thebobs.com)....uma espécie de concurso dos melhores Blogs do mundo.

O melhor foi o da Sunlight Foundation (www.sunlightfoundation.com/blog)...um blog de análise política americana que realmente faz sua parte ao interferir profundamente no "esclarecimento" da opinião pública sobre os atos dos agentes políticos e suas repercussões nesse Mundo globalizado. Tarefa árdua, a se considerar o nível de alienação política dos americanos.

No Brasil, venceu o Apocalipse Motorizado (www.apocalipsemotorizado.blogspot.com)... um blog de ativismo em prol do uso das bikes, mas que é permeado de muita informação bacana e apresenta um olhar crítico sobre a selva urbana. Muito legal. Vale a pena acrescentar nos favoritos e visitar com freqüência....

O conceito, ou a proposta, do Massa Crítica é também lançar um olhar diferente sobre as coisas...encontrar uma faceta e uma nuance diferente para comentar....nem sempre isso é possível, mas vamos tentando.

O legal de tudo isso é que Massa Crítica, ou a teoria do centésimo macaco, também foi o estopim para um movimento de bikers nos EUA.....e que tentou mobilizar os cidadãos a não usar carros, para aderir ao uso de bicicletas para a locomoção (quem quiser saber mais, o Google fornece farto material sobre isso).

Essa postagem se destina à divulgação do prêmio e à indicação da página onde constam inúmeros outros premiados, mas também e fundamentalmente, a lançar a discussão sobre o papel dos Blogs nesse mundo BLOGALIZADO.

"Nuncaantesnahistóriadestemundo", para usar um jargão fartamente utilizado no país, se escreveu tanto e se leu tanto Blogs.....

É uma verdadeira revolução acontecendo bem debaixo do nosso nariz. A imprensa nunca mais será a mesma...a grande e a pequena...A proliferação dos Blogs dá um caráter de democracia de acesso à informação, levando-a, por outros caminhos, onde ela jamais havia chegado.....

É claro que dos milhares de Blogs que surgem dia-a-dia, muitos destinam-se somente a trocas de informações escritas em "miguchês" (esse estranho dialeto criado em MSN, ICQ, etc....). Mas tem muita coisa muito legal para ler.

Somos blogueiros e, uma vez blogueiros, parece que isso não tem cura ! Por aqui, no Massa Crítica, escrevemos para interferir e atingir consciências.

Aos demais blogueiros que visitam esse espaço fica a pergunta: por que ter um Blog ?

Daniel Bykoff, co-editor desse Blog, ciente de que exerce um importante papel na sociedade, ainda que não saiba direito qual é !!!!

8 Comments:

At terça-feira, novembro 14, 2006 10:53:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Daniel,

"Apocalipse Motorizado" é também um livro com o mesmo título, organizado por Ned Ludd ( pseudônimo, é claro) e é da Editora Conrad. Muito bom livro, recomendo-o.

Os blogs detonaram a imprensa. A verdade é essa. O post anterior sobre a "Lei de Segurança na Internet" não é pra dar mais segurança ao cidadão. Isso é balela. Quem quiser montar um site de pedofilia descola um provedor russo.

O alvo da lei é o blog e quem escreve e comenta nos blogs.

Começou nos EUA. As guerrinhas sujas de Bush e o descaso com a saúde e educação principalmente aos negros e latinos são divulgadas pelos blogs e as pessoas comentam e desenvolvem massa crítica.

Não à toa os EUA tentam impor uma censura aos blogueiros e usuários de Internet em geral.

Como a Globo tenta fazer por aqui - essa lei que tentaram vigorar no Brasil conta com o lobby do Bradesco(mas são ingênuos nisso aí, coitados!), Rede Globo e com a editora Abril fazendo pressão. Aqueles 20% que migraram da TV para a Internet e lendo o que 'não devem' sobre o que a GLobo e a VEJA andam fazendo é um baita problema para as duas 'manipuladoras'.

Tanto que a assinatura da VEJA diminuiu drasticamente.

Então, por que ter um blog? Onde mais se discutiria umas teorias ( e fatos!) malucos e aparentemente conspiratórios como esses? Só mesmo através do blog e à imprensa...te cuida. Ou muda ou morre. Graças aos blogs e massa crítica.

abs!

PS:O BLOG do Ricardo Noblat foi visitado por 2 milhões de pessoas só em Outubro. Imagine o estrago que esse cara pode fazer...

 
At sábado, novembro 18, 2006 6:53:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Mas que coisa mais incoveniente...
Estimular o pessoal a "pensar" !

Não sou muito assíduo dos blogs, mas por pura falta de "criar o hábito" ...

Há muito lixo por aí, é verdade... ...baixas de guerra, eu diria !

Em tempo, nos dias de hoje, a informação deixou de ser um "insumo", para se tornar uma vantagem competitiva, frente ás batalhas, sejam elas no campo das idéias ou não !

Globo, Veja, etc...
Eles não têm mesmo, muito o que comemorar !
Fica cada vez mais complicado, querer impor qual a visão que seus telespectadores/leitores devem ter sobre um tema específico .

Parabéns aos blogueiros !!!
Diria que eles são o 3º setor das mídias !
Procuram suprir, o que nem o governo e nem os conglomerados dão conta... (pelo menos não de forma idônea)

abçs

 
At domingo, novembro 19, 2006 9:45:00 AM, Anonymous Anônimo said...

è bom para conhecermos as idéias das pesosas pelo instrumento informativo da época atula da pósmodernidade contemporânea!!!

 
At quarta-feira, novembro 22, 2006 8:19:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Salve meu nobre...
Legal esse negócio de prêmio internacional...
Bom, o motivo de ter um blog por mais de 4 anos é muito simples: puro prazer. Eh...Eh...Eh...
Um dia super show, com bons ventos e ótimos vôos.
Um grande e farterno abraço.

 
At terça-feira, novembro 28, 2006 12:17:00 PM, Anonymous Anônimo said...

E aí, meus camaradas!!! desistiram do blog::

 
At terça-feira, novembro 28, 2006 10:02:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Grande Thiago e amigos....
não desistimos não !!!!

Estamos tentando ficar secos...não afundar...boiar !!!

Heheheheheheheh !!!!

Logo mais, um novo post....

 
At quarta-feira, novembro 29, 2006 1:21:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Aff, quant tempo n venho aqui. bem que notei que não tava mais crescendo com a leitura. A boa leitura que ajuda a construir crítica, pensar, aprender e se informar.

Bom, mas...Acho que ter blogg é bom. Eu acho, porque assim, leio vários quando posso.
E ainda faço amigos!
Já tive vontade de ter um blogg, até tenho um espécie. Mas, minhas escritas são mais pra textos poéticos do que pra massa crítica.
Talvez por isso n tenha blogg. Não sei se seria capaz de sempre ter coisas boas pra escrever e mostrar pro mundo.

Mas, continuemos a evolução do mundo né? Escrevam!

Bjos

 
At sexta-feira, dezembro 01, 2006 10:53:00 AM, Blogger Andrea said...

Bom, não por acaso batizei meu modesto espaço justamente como "Pra que blog". Eram tantos motivos para criá-lo e tantas razões para não tê-lo...rs

Bem, começo pelo ego. Adoro aparecer!

Depois, adoro ser minha própria editora... e dar pitaco em tudo!

 

Postar um comentário

<< Home