sábado, julho 22, 2006

POR QUE AS CRIANÇAS ???


Sempre evitei escrever sobre conflitos internacionais, especialmente relacionados ao Oriente Médio. A começar porque qualquer artigo nesse sentido pode ser entendido como posição de apoio ou não a determinada causa religiosa, o que passa muito longe de minha pretensão.

Depois, porque entendo que o pretexto religioso mascara os reais interesses envolvidos por lá: a disputa por petróleo e por água. Podem dizer o que quiserem mas não vão me demover dessa sensação. Deus ou que ele representa não pode estar na raiz de tantas guerras, tanta discórdia e tanto ódio....

Numa época em que já deveríamos ter deixado de lado os conflitos bélicos e armamentistas, para investir em tecnologias para devolver o equilíbrio à Mãe Gaia, para distribuir com igualdade os acessos a alimentos e água...., para evitar derretimentos das calotas polares, para vivermos em harmonia num mundo melhor, agrava-se um novo conflito naquelas bandas.

Grupos seqüestram soldados para liberar prisioneiros (justa ou injustamente) presos, e o que se vê é uma resposta sem a menor preocupação com vidas de civis.

Bombardeiros sanguinários que ceifam vidas de crianças deveria ser motivo para quedas de governos, não sua aprovação popular !!! Matar as crianças dos outros pode ?

Nunca acreditei na guerra para solucionar conflitos e a escalada só aumenta o rancor histórico entre os povos.

Hoje vimos Israel desferir duros golpes na Humanidade com o lançamento de bombas de fósforo branco (banidas pelo ONU). Quantas vidas de crianças valem a de dois soldados ??? E quantas vidas de civis israelenses valerão a dessas crianças ??? A progressão é sempre geométrica.

E de que adianta uma entidade moribunda como a ONU condenar os ataques ???? Se países ditos civilizados não a suportem ???

Vale mais a opinião de EUA, Franca, Inglaterra, Rússia, do que a palavra de um organismo mundial que supostamente deveria ser usado para resolver conflitos ???

Crianças libanesas estão sendo mortas por bombas de fósforo, que causam queimaduras muito doloridas....crianças somalis, congolesas, africanas de um modo geral, estão sendo mortas porque o mundo se recusa a por um fim aos conflitos étnicos e sociais que estão dizimando a esperança de um continente viável....crianças indonésias teimam em morrer nos tsunamis porque não existe investimento num simples sistema de alerta.

Por mais trágicas que sejam as mortes de adultos, elas não doem tanto quanto a morte de crianças....morre a alegria, sangra sempre junto uma família inteira, é odioso, sob qualquer pretexto ou aspecto....

Morre a humanidade junto, morre a esperança, morre junto o amor....

Daniel Bykoff, co-autor desse Blog, profundamente consternado com os últimos acontecimentos e que vive se perguntando “por quanto tempo ainda teremos que cantar essa canção ???”