domingo, novembro 27, 2005

MAIS CURTAS

Agradecimentos

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos os comentários ao post anterior, Andréa, Groo, Thiago, Luis Augusto, Tia Juju, Alice ... obrigado por terem tido o carinho de ler e o trabalho de comentar. Parece que a morte do Francelmo, afinal, não foi em vão....estranhos esses tempos mesmo.

Perdão aos amigos blogueiros

Ao lado dos agradecimentos, peço perdão aos amigos blogueiros de todas as horas, por ter sido tão relapso nessas últimas semanas. Ainda que eu tivesse visitado os blogs nos quais costumo bater cartão, realmente não tive tempo para comentar. Prometo melhorar a partir da próxima semana....alguns sufocos de trabalho estão terminando e logo mais voltarei à ativa.

Hegemonia mundial no vôlei

Vale o registro, que as seleções brasileiras, feminina e masculina de vôlei, conquistaram a Copa dos Campeões. Nada mal para um país com vocação para o futebol e que patina no seu projeto de se transformar em uma potência olímpica. Fôssemos medíocres no futebol e o país certamente seria potência olímpica. Como diz o ditado, ainda que invertido: há bem que vem para o mal.

Dirceu e a crise institucional

Aferrando-se ao seu constitucionalmente garantido direito de defesa, José Dirceu vai provocando cada vez mais estragos no relacionamento institucional dos Poderes. No executivo porque arrasta a crise para o ano que vem; no Legislativo porque o coloca em pé de guerra com o STF; e no Judiciário porque finalmente começam a se levantar as vozes que pretendem dar uma nova feição ao Supremo Tribunal Federal. Já não era sem tempo mudar a forma como são “escolhidos” os Ministros. A proposta do Senador Jefferson Peres, muito simples e democrática, prevê que sejam indicados representantes pela OAB, pela Magistratura e pelo Ministério Público. Dessa lista, sairia o indicado para o cargo. Detalhe: não seria escolhido pelo Presidente, mas votado pelos seus pares. Democracia é sempre bem vinda.

Incêndio em Angra 1 e Angra 2

E continua sem resposta a pergunta: o que teria causado o incêndio que desativou as Usinas de Angra 1 e 2 ? Pois é....exatamente quando já estávamos esquecendo dessa “obra” fantástica...que não teve nenhum superfaturamento....com tecnologia de ponta de 30 anos atrás.....num terreno que os próprios índios já sabiam que não era bom....e eqüidistante dos 3 maiores centros populacionais do país, o que potencializaria os estragos de um acidente nuclear de grandes proporções....o assunto Angra 1 e 2 volta à tona. Energia cara, suja e perigosa. Por que não investir na energia eólica, solar, etc ? Ora, porque isso é barato !!!!

Decisão do Brasileirão

A decisão do campeonato brasileiro já chegou no STJ. Um mandado de segurança de um torcedor/advogado de Santa Catarina foi distribuído àquele órgão. A coisa pode não se resolver somente no campo, mas nos tribunais. Triste fim de um campeonato marcado pelo vexame, pela vergonha e pela decisão soberana de um presidente do STJD que sequer poderia estar por ali. Quem deixou ? Bem....foram deixando, deixando, deixando...e virou o que virou !!!! Culpa nossa ? Claro que não, mas quem se importa com isso ! De qualquer forma, o time que está na ponta já garantiu que não tem nada a ver com os acontecimentos....só está aproveitando, a la Gérson. Uma pena mesmo.

Daniel Bykoff, co-responsável pelo Massa Crítica

domingo, novembro 13, 2005

PERPLEXIDADE

"Foi difícil tomar essa decisão de sã consciência. A minha vida sempre foi um sacerdócio em defesa da natureza. É a nossa casa e o presente maior de Deus. Se ele deu a vida por nós, eu estou dando a minha vida por ele, defendendo o futuro dos nossos filhos. [...] Continuem a luta por mim".
Francisco Anselmo Gomes de Barros, ambientalista morto em Campo Grande, depois de atear fogo ao próprio corpo em protesto contra a instalação de Usinas de Álcool e Açúcar no Pantanal.

Há determinados tipos de acontecimentos que nos chocam. O protesto dramático e radical de Franselmo é um deles.

Já imaginaram o processo mental de uma pessoa que resolve dar a vida por uma causa ecológica, sendo essa pessoa a maior defensora de toda a manifestação de vida ?

Eu estou perplexo. Desde Mahatma Gandhi entendi que há formas não usuais de protestos, tão poderosas quando as formas ortodoxas. Gandhi era o grande expoente da não ação. Paradoxalmente a não ação de Gandhi fez mais pelo mundo do que muitas armas e revoltas violentas, ou do que muitos discursos inflamados.

Greves de fome geralmente desembocam no mesmo resultado e obrigam até mesmo nossos governantes a enfrentar a situação de outra forma (vide a questão da transposição do Velho Chico).

Mas não sei se Franselmo será mais eficaz morto do que vivo.... só sei que o preço dessa rodada é muito caro para pagar. Custa-me acreditar que eu esteja escrevendo sobre isso.

Estou realmente chocado e preciso partilhar essa impressão com mais pessoas.

Fundamentalismo ecológico agora? Será esse o caminho? Ou haverá outro ? Massa crítica, quem sabe !?

Daniel Bykoff, co-autor do Blog Massa Crítica, cidadão do mundo, profundamente entristecido.

domingo, novembro 06, 2005

DROPS

ONDA DE VIOLÊNCIA NA FRANÇA

Tantas mazelas a comentar por aqui, mas hoje meu olhar recai sobre os distúrbios que estão acontecendo na França, sacudida por uma onda de violência e protestos que já dura mais de 10 dias.

Não tenho a menor dúvida de que isso acabará se alastrando por toda a Europa.

Intolerâncias de todos os tipos, desde as raciais, religiosas, culturais, passando pela desigualdade social e culminando na desesperança da juventude européia marginalizada.

Irônico que esse caldeirão francês tenha quase todos os mesmos ingredientes que o nosso caldeirão...mas nós seguramos a peteca.

Parece que nós, brasileiros, lidamos melhor com desesperança do que os europeus ou japoneses. Será que isso é inato?

Temo que novas ondas ultra-nacionalistas se instalem na Europa e, assim, marginalize-se cada vez mais os imigrantes terceiro-mundistas (parece ser uma tendência irreversível).

E nosso Mundo, em plena era de Aquário e no período pós-globalização, vai, cada vez mais, migrando para o modelo anterior, daquele que pregava que um homem interage com seu meio ambiente num raio de 30 quilômetros no seu entorno.

Nascer e morrer dentro do seu país, hoje em dia, é algo muito mais sensato do que se pensa. Ser cidadão do mundo, tudo bem....mas onde nos é permitido uma vida digna e sem maiores atropelos.



ACABOU A AMÉRICA

Acabou a soap opera global América. Confesso que não assisti nenhum capítulo dessa trama e nem sei dizer se Sol e Bandido ficaram juntos....e se o touro Tião acabou derrubando muita gente.

Achei interessante somente a polêmica criada pelo beijo homosexual que não foi tascado. A Globo afirmou que a cena não foi gravada. Glória Peres afirmou o contrário e se disse tão frustrada quanto a população brasileira.

Peralá....eu não fiquei frustrado em não ver um beijo. Hetero ou homo.... Isso é coisa de voyeur. E sinceramente não acho que a polêmica ajude a acabar com o preconceito sexual.

O preconceito se destrói no dia-a-dia....não em modelos televisivos.

Aliás, a julgar dos resultados concretos, parece que vamos exportar dramalhões mexicanos para o próprio México. Tanto isso é verdade que o México passou a exigir visto de brasileiros para entrar no país, exatamente para barrar as entradas ilegais de brasileiros para os Estados Unidos.... sub-produto de América.

Taí um país no qual eu não poria o pé nem legalmente, quanto mais ilegalmente.....Estou falando dos Estados Unidos, não do México.

Daniel Bykoff, é co-autor do Massa Crítica, não assiste novela e não pretende imigrar ilegalmente para a Matriz.

quarta-feira, novembro 02, 2005

Oremos!


O padre passa o sermão baseado no Novo Testamento e nas palavras de Jesus Cristo, que prega o amor ao próximo. A seguir, orações, meditações e o sujeito sai aliviado da igreja, com a alma pura, sentindo-se leve, realizado...e propenso a fazer o bem.
Liga o carro e volta para casa. Na primeira esquina, toma uma fechada de um motorista irresponsável. Ele não se contém:
- Ô, seu FDP!!! Não olha pra onde anda seu C*****!!!

***

Ela saiu do centro espírita revitalizada. A palestra foi excelente, a mesa revelou que o espírito precisa ser tolerante, que as provações são, na verdade, ajustes de outra vida. O médium recebeu uma entidade que falou o quanto é bela a tolerância para com espíritos menos evoluídos. Sim, sim, ela sentia-se leve, consciente de suas falhas e que irá corrigi-las.
Ao chegar em casa, um cheiro de queimado e lá está a empregada a lutar com panelas no fogo. Ela não se contém:
- Puta merda, Maria!!! Olha esse cheiro pela casa toda! Mas que droga, será que você não faz nada direito??

***

O pastor gesticula, grita, empapa de suor, ora, fecha os olhos...tudo em nome do sangue de Cristo que tem poder! Quase hipnotizado pela perfomance do pastor, ele cai em prantos. Vê o quanto desperdiçou de sua vida ao não resistir às tentações mundanas, do reino de Satanás. Decide dar seu testemunho da mudança de vida, de uma vida devota ao nosso senhor. Ao lado do pastor, anuncia uma oferta maior que os 10%. A assembléia urra; O pastor conclama a todos a viverem fora do pecado e dividirem o que tem com os irmãos.
Ele sai do templo disposto a pregar a palavra do senhor, a semear o bem e ajudar os necessitados. Mas, era fim de tarde e vai pra casa. Ao chegar encontra a esposa pedindo dinheiro para comprar algumas coisas no mercadinho. Ele não se contém:
- Droga, mulher! De novo, supermercado?? Não tem dinheiro não, se vira com o que tem, porra!

***

Seria ótimo se as pessoas fossem à Igreja, ao templo e realmente colocassem em prática no seu dia-a-dia o que ouvem por lá. Certamente o mundo seria mais...hã...tolerante. Nos tempos em que eu ia a Igreja Católica e vi muito disso: a conduta diária de muitas pessoas conhecidas em nada remetia aos ensinamentos cristãos...
Moro próximo a um centro espírita e vejo todas as noites: o povo sai do centro e logo a rua está cheia de carros...Numa noite destas teve até briga: um sujeito desceu do carro e quis tirar satisfações com o motorista do carro ao lado...E isso porque saíram de um culto religioso.
Ou então uma aluna evangélica que eu tive. Inteligente que só, mas um tanto fanática. Abandonou a escola. Nunca mais foi vista sequer na rua onde morava.
Fomos descobrir o porquê: grávida aos 16 anos, solteira, namorava um rapazote de 18 anos...também da igreja. Duvido que tenha sido obra do Satanás.
Afinal, diante de todas estas situações expostas, cabe a pergunta: por que as pessoas vão à(s) Igreja(s)?Claro, tirando os casamentos, há outras indagações: Será mesmo que vão em busca da paz espiritual? Será que a culpa pela falta de espiritualidade do homem é a sociedade contemporânea, onde a técnica suplanta o ser? As atribulações da vida moderna são empecilhos para colocar em prática o que prega o cristianismo, o budismo, o espiritsmo,etc?

Talvez se fosse uma busca de Jesus, Buda, Kardec, Krishna, Maomé, Tao...e não das dívidas que foram contraídas na compra daquele carro, daquela TV, das contas dos celulares...

Como se vê, daria uma tese. Mas o massa crítica não quer uma tese...apenas seu comentário. É mais simples que explicar a origem das religiões...
posted by Jaime Guimarães, ex-Católico,ex-postulante a pastor,ex-telionatário e atuamente à toa