quinta-feira, novembro 30, 2006

UM COMPUTADOR POR CRIANÇA



Expectativa. Essa é a palavra que define meu posicionamento sobre a Laptop desenvolvido por uma empresa americana, para suprir as crianças do mundo com a tecnologia que se diz necessária a igualar as suas oportunidades no mundo globalizado.

A idéia é realmente revolucionária, e parte do princípio de que ferramentas como essas (acesso a tecnologias), são essenciais ao aprendizado, justamente no período em que uma criança está mais suscetível a receber, processar e assimilar conhecimento.

Não será um laptop de US$ 100....seu preço está próximo de US$ 150, mas pouco importa o preço, a essa altura. O que importa é o envolvimento de países de Terceiro Mundo para prover suas crianças carentes dessa importante ferramenta de futuro.

Como qualquer atitude revolucionária, é natural que o projeto fosse bombardeado de todos os lados, quer porque os países ricos não têm a exata compreensão do que seja a miséria e a falta de perspectiva de sair dela, quer porque, mesmo nos países em desenvolvimento, há uma elite (não as "zelites" tão em voga no discurso oportunista de um certo candidato a presidente da república) que sempre reverbera as opiniões que vêm de fora.

Não há a menor possibilidade, a meu ver, de que a distribuição desses Laptops não influa no aprendizado de crianças carentes.

Influirá sim. Mas não naquele tipo de aprendizado baseado na memorização, repetição, etc.

Nossos estudantes aprenderão (e essa é minha esperança) a procurar respostas. Estarão envolvidos nas conexões necessárias para pesquisar por palavras-chave, por conceito central...o que, por sua vez, auxilia no processo de reduzir uma idéia a um núcleo central.

Dirão, ao final do ano letivo. "- Nossa, passei de ano graças ao São Google!".

Mas isso não será verdadeiro....terão aprendido a pensar. Isso é o que espero.

Em tempo: ainda que todas as possibilidades de mal uso do Laptop sejam efetivas, ainda assim vale a pena. Uso de tecnologia para conectar-se a sites de relacionamento, a jogos virtuais, venda de equipamento por droga, etc, etc, etc.

Só não sei se uma criança, em bolsões de miséria e pobreza, limitada no seu mundo pelo nível intelectual de seus pais, com quem não discute coisas mais profundas do que as verdades absolutas como "foi Deus quem quis assim"...."esse é nosso destino"...."vamos pedir a Deus que mande chuva", e coisas do gênero, conseguirá romper o círculo vicioso e acabe descortinando para seus pais um novo mundo de informação.

Seria a revolução ao contrário !

Quem sabe !?

Daniel Bykoff, co-editor desse Blog, otimista convicto, e fazendo massa crítica

terça-feira, novembro 14, 2006

AND THE WINNER IS.....



Recentemente foi divulgado o resultado do International Weblog Awards, organizado pelo Deutsche Welle (www.thebobs.com)....uma espécie de concurso dos melhores Blogs do mundo.

O melhor foi o da Sunlight Foundation (www.sunlightfoundation.com/blog)...um blog de análise política americana que realmente faz sua parte ao interferir profundamente no "esclarecimento" da opinião pública sobre os atos dos agentes políticos e suas repercussões nesse Mundo globalizado. Tarefa árdua, a se considerar o nível de alienação política dos americanos.

No Brasil, venceu o Apocalipse Motorizado (www.apocalipsemotorizado.blogspot.com)... um blog de ativismo em prol do uso das bikes, mas que é permeado de muita informação bacana e apresenta um olhar crítico sobre a selva urbana. Muito legal. Vale a pena acrescentar nos favoritos e visitar com freqüência....

O conceito, ou a proposta, do Massa Crítica é também lançar um olhar diferente sobre as coisas...encontrar uma faceta e uma nuance diferente para comentar....nem sempre isso é possível, mas vamos tentando.

O legal de tudo isso é que Massa Crítica, ou a teoria do centésimo macaco, também foi o estopim para um movimento de bikers nos EUA.....e que tentou mobilizar os cidadãos a não usar carros, para aderir ao uso de bicicletas para a locomoção (quem quiser saber mais, o Google fornece farto material sobre isso).

Essa postagem se destina à divulgação do prêmio e à indicação da página onde constam inúmeros outros premiados, mas também e fundamentalmente, a lançar a discussão sobre o papel dos Blogs nesse mundo BLOGALIZADO.

"Nuncaantesnahistóriadestemundo", para usar um jargão fartamente utilizado no país, se escreveu tanto e se leu tanto Blogs.....

É uma verdadeira revolução acontecendo bem debaixo do nosso nariz. A imprensa nunca mais será a mesma...a grande e a pequena...A proliferação dos Blogs dá um caráter de democracia de acesso à informação, levando-a, por outros caminhos, onde ela jamais havia chegado.....

É claro que dos milhares de Blogs que surgem dia-a-dia, muitos destinam-se somente a trocas de informações escritas em "miguchês" (esse estranho dialeto criado em MSN, ICQ, etc....). Mas tem muita coisa muito legal para ler.

Somos blogueiros e, uma vez blogueiros, parece que isso não tem cura ! Por aqui, no Massa Crítica, escrevemos para interferir e atingir consciências.

Aos demais blogueiros que visitam esse espaço fica a pergunta: por que ter um Blog ?

Daniel Bykoff, co-editor desse Blog, ciente de que exerce um importante papel na sociedade, ainda que não saiba direito qual é !!!!

segunda-feira, novembro 06, 2006

DELÍRIO TUPINIQUIM COM A INTERNET

Pois é....cansados de tanto fazer nada, a nova travessura do Senado Federal é monitorar a internet.

A pretexto de coibir a prática de crimes virtuais (fraudes bancárias, fraudes comerciais, pedofilia, tráfico de drogas, etc), ilustres Senadores da República estão discutindo um projeto de lei que obriga a identificação do internauta, junto aos provedores de acesso.

Segundo os brilhantes parlamentares, isso inibiria a prática dos crimes virtuais. Mais que isso: navegar anonimamente passaria a ser considerado crime !!!!!

A par da mais completa inconstitucionalidade do dispositivo, a proposta legislativa beira as raias do absurdo. Seria como proibir a comercialização de carros porque traficantes ou sequestradores usariam veículos para cometer os crimes; ou então proibir a realização de partidas de futebol, para coibir a violência das torcidas.

Além de absurda, a medida é inócua porque aqueles que usam a net para cometer crimes, certamente se logariam através de servidores estrangeiros e, portanto, passariam por "invisíveis", obrigando somente os milhões de internautas de bem a providenciar registro, envio de documentos e preenchimento de cadastros, que poderiam muito bem ser acessados por hackers e toda a sorte de criminosos virtuais.

Além disso, é sabido que todo o internauta pode ser encontrado através de seu IP...basta uma polícia preparada para lidar com crimes do ciber-espaço.

Acho que isso não passa no Congresso....mas se passar, certamente esse projeto será derrubado na Justiça, por sua flagrante inconstitucionalidade.

Deveriamos instituir uma premiação para projetos desse porte no Congresso Nacional, nos moldes do troféu que foi instituído para a Câmara Municipal de São Paulo, para distinguir os projetos mais absurdos dos nossos legisladores. Um troféu "Abobrinha" poderia muito bem premiar essas iniciativas....

De qualquer forma, fica aqui o registro de um projeto que vai na contramão da história, limitando o acesso à internet, quando todos os esforços são feitos no sentido da inclusão digital, que hoje é alçada ao status de garantia constitucional de igualdade de oportunidades.

Daniel Bykoff, co-editor desse blog, que é contra a burocratização da internet, e contra esse verdadeiro cartel das certificadoras de assinaturas digitais (isso está me cheirando um lobby desavergonhado).

domingo, novembro 05, 2006

Pena de Morte e Saddan Hussein



Poucos julgamentos na história tiveram tantos questionamentos sobre legitimidade, devido processo legal, desvios, etc, quando esse a que foi submetido o ditador Saddan Hussein.

Saddan foi condenado à morte por enforcamento, um plus de crueldade (talvez para compensar as práticas igualmente cruéis que ele utilizou para se manter no poder, com o beneplácito dos EUA e da Comunidade Internacional).

Não tenho como questionar os fatos, tenho somente como questionar a pena imposta, que vai contra todo o sentido de Humanidade. Matar alguém, porque este alguém matou 1, 10, 100, não muda o fato em si de que o Estado, o establishment, se iguala ao criminoso e comete uma "maldade" oficial.

Essa pena parece muito mais política, do que justa...muito mais midiática do que justificável, e está sendo contestada por ser inócua, vazia, e pelo potencial de dano para o futuro, num país ocupado e destruído pela sanha americana de sufocar o "terrorismo internacional" (lembrem-se que não foram encontradas armas de destruição em massa).

Assim como a Anistia Internacional, sou totalmente contrário a qualquer tipo de pena de morte, e essa não foge à regra. Principalmente pelos claros desvios que indicam um tribunal ilegítimo, subversão de ritos processuais, etc.

Bush filho (aquele que conversa com Deus) encontrou um factóide para sua campanha. Espero que os americanos não sejam tão burros politicamente quanto todos nós achamos.

O senhor da guerra não merece uma segunda chance.

Aliás, sobre segunda chance....

Daniel Bykoff, co-editor desse Blog, contrário a qualquer tipo de reeleição, até para síndico de prédio.

sábado, novembro 04, 2006

O GRANDE PECADO DA OMISSÃO



Temos em mente que os grandes problemas ambientais surgem de políticas equivocadas e de estebelecimento de priodidades que nem sempre são "prioritárias".

Nós, simples mortais, não podemos mesmo fazer muita coisa, a não ser abraçar uma causa ecológica, participar do trabalho de alguma ONG, campanhas, votar em representantes que defendam nossas idéias, protestar.

Mas quando a coisa assume ares de gestão, de políticas públicas, de governo, a omissão é tão grave quanto a ação.

Uruguai e Argentina, no nosso quintal, estão se digladiando sobre a questão da instalação de indústrias de celulose junto a um rio que banha os dois países. A questão toma contornos dramáticos de "desastre ambiental".

O Brasil, tradicionalmente um bom moderador de questões bilaterais, omitiu-se...

Perguntou-se na recente cúpula americana: - Onde está Lulla ?

Comodamente o governo brasileiro procura não se intrometer em questão tão séria, mas admite ajudar o Paraguay em assuntos de defesa (juntamente com o EUA), como contraponto aos tratados de ajuda militar celebrados entre Venezuela e Bolívia.

Ou seja: quando o assunto é armamento e beligerância, tudo é prioritário....quando se fala de desastres ambientais, é somente uma "prioridade secundária, companheiro!".

O que é lamentável, sob todos os aspectos !

Daniel Bykoff, co-editor desse Blog, que já aboliu o papel de tudo que era possível, recorrendo a jornais e revistas digitais, boletos por e-mail, etc.

MUDANÇA DE LAY OUT, AQUECIMENTO GLOBAL E OUTROS BICHOS MAIS.....





Depois de um longo e tenebroso inverso, aqui estamos nós novamente.

Novo lay out....espero que agrade a todos.

O ruim da história é que o novo proprietário do Blogger (Google), simplesmente aproveitou a customização para impor seu gerenciador de comentários.

Com isso perdemos os preciosos comentários de nossos amigos fiéis...e perdemos também nosso contador de acessos (mais de 5 mil).

Tudo bem...somos brasileiros e não desistimos nunca.

Aproveitamos para postar nossa foto, no perfil, e nessa postagem. No primeiro plano sou eu pegando as batatas...mais ao fundo é o Jaime pegando a dele.

A partir de agora tentaremos ser mais assíduos....

Projetos em andamento podem dar um novo rumo para esse Blog e para o Podcast, mas enquanto isso não acontece, mantemos nossa fé inabalável de que esse é o caminho para a consciência das pessoas.

Fazer massa crítica é um trabalho diário....

Falaremos muito sobre aquecimento global, consumo sustentável e cidadania....pautas cada vez mais urgentes e inadiáveis.

Se antes encarávamos o fim do mundo como algo para tataranetos....hoje ele pode estar próximo de nossos netos, com graves limitações de qualidade de vida até para nossos filhos !

É urgente que, das palavras, partamos para a ação ! Que abandonemos o discurso politicamente correto, para a prática diária. Que pensemos nas futuras gerações e no legado que estamos deixando !

Ou então será tarde demais.

Daniel Bykoff, co-editor desse Blog, que acredita que não se deve deixar para amanhã aquilo que deveríamos ter feito ontem.