sexta-feira, outubro 14, 2005

if....?

Da série "túnel do tempo"....um futuro alternativo.


Emanuel Viana

Caetano Emanuel Viana Telles Veloso nasceu em 1942 na pequena cidade de Santo Amaro, Bahia. Desde cedo teve que trabalhar na roça para ajudar no sustento da família de 05 irmãos.
Cursou o primário em Santo Amaro e ali mesmo parou os estudos. Sem grandes perspectivas, foi para Salvador, capital baiana, onde começou a trabalhar como atendente de lanchonete. A vida era difícil para o jovem Viana (como era chamado) e o pouco dinheiro que ganhava mandava para os familiares em Santo Amaro.
Mudou de emprego diversas vezes até estabelecer-se no porto de Salvador. Experiente no preparo de lanches, logo ganhou fama entre os marinheiros como o “melhor lancheiro da Bahia”. E isto chamou a atenção do capitão do navio Inglês “London London”, aportado em Salvador por aqueles dias.
Recrutado como grumete, zarpou em direção ao grande mar e durante a viagem ganhou a estima dos marinheiros ingleses pela rapidez e pelo preparo dos lanches. Em troca, os marinheiros davam aulas de Inglês ao jovem Viana.
Apaixonou-se por Londres e por lá ficou, clandestino, por alguns anos. Trabalhou muito tempo numa lanchonete bastante freqüentada por hindus, os quais também provaram seus famosos lanches.
Descoberto pela polícia inglesa, Viana é deportado para o Brasil, onde passa a trabalhar como guia turístico. Casou-se com sua prima Maria Antônia e teve 2 filhos. Junta as economias e abre um bar na periferia de Salvador. Diversifica os negócios, fazendo lanches para os meninos venderem na praia e também foi um dos precursores do hoje famoso marmitex.
Eleitor de Antônio Carlos Magalhães, a quem “nunca viu pessoalmente”, o grande sonho do senhor Viana é ver seus dois filhos alcançar o sucesso. Emanuelzinho e Vianinha Jr. já tocam suas próprias composições sertanejas em alguns bares de Salvador e, pelo o que dizem, os jovens tem futuro. Para alegria do senhor Viana.
by Jaime Guimarães, leitor curioso de teoria do caos e dimensões paralelas.